Filipa Alves Rocha

Filipa Alves Rocha

Médica

Desde sempre que as pessoas a apaixonaram: conhecê-las, compreendê-las, tratá-las.  

A área clínica foi o caminho óbvio: Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, optou pela especialidade em Medicina Geral e Familiar por acreditar numa abordagem holística de cada indivíduo. Olhando para um todo inegavelmente maior do que a soma das partes, percebeu que não poderia descurar o contexto ocupacional, o que a levou a realizar uma segunda especialidade em Medicina do Trabalho. Mas a jornada de desenvolvimento é contínua: à Pós-graduação em Medicina no Trabalho, entre outras formações, junta-se, atualmente, a frequência do Mestrado em Saúde Ocupacional, na Universidade de Coimbra.

Zelou pela saúde dos seus utentes, enquanto assistente em Medicina Geral e Familiar na ARS do Norte, função que exerceu durante cinco anos. Empresas como a Fundação de Serralves, Topázio e Sonae foram as suas primeiras experiências na prestação de serviços assistenciais na área de Medicina do Trabalho. 

Em 2019, quando assumiu a responsabilidade da Saúde Ocupacional da MC, abraçou o desafio de conciliar a componente de gestão com a parte humana e interventiva da medicina, e cuida atualmente do bem-estar de mais de 35 mil colaboradores.