Milton de Sousa

Associate Professor (Adjunct) Nova SBE, Co-fundador do Centro de Conhecimento Leadership For Impact

Ph.D. em Gestão pela Rotterdam School of Management, Erasmus University e MBA com distinção pela Universidade de Bradford. Licenciatura em engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade do Porto.​

Professor na Nova SBE onde foi também Associate Dean para a área internacional e Diretor Académico do Mestrado em Gestão Internacional CEMS. Co-fundou o Leadership for Impact Knowledge Centre.

Perito em liderança, comportamento organizacional e na relação entre as empresas e a sociedade, nomeadamente em temas como a criação de valor sustentado.​ Atualmente investiga nas áreas de servant leadership e purpose.

Foi diretor executivo dos MBAs na Rotterdam School of Management, Erasmus University, Holanda.​ Trabalhou como investigador, consultor, e gestor em grandes multinacionais. Como empresário, fundou e geriu uma empresa de desenvolvimento pessoal e organizacional.

Foi chairman de três edições das Conferências do Estoril.

Conferencista frequente, dá aulas também na Universidade de Tilburg (Holanda), Keio (Japão), SASIN (Tailândia) e American University of Cairo (Egito).

Formador e diretor académico de vários programas de liderança para grandes multinacionais.

A liderança centrada nas pessoas num contexto remoto

Com a pandemia COVID, muitos de nós fomos forçados a trabalhar remotamente com recurso a tecnologias digitais. Mesmo com as recentes conquistas contra o vírus, o novo normal será necessariamente diferente, com muito mais trabalho remoto em equipas dispersas geograficamente. Nesta nova realidade, um dos principais desafios frequentemente apontados por gestores e responsáveis pelos Recursos Humanos é a necessidade de repensar a liderança num contexto que é pouco amigo da relação e da dimensão humana da organização. Como podem os líderes assegurar que as pessoas se sentem ligadas à organização e ao seu propósito? Como promover a cultura organizacional à distância? Como colmatar as falhas e obstáculos dos meios digitais no estímulo à motivação? Estas e outras questões vão ser exploradas nesta sessão, dando particular destaque a um recente estudo realizado na Nova SBE.