
Marco Berti
Professor, Nova SBE
Professor Associado na NOVA SBE e professor convidado na UTS Business School, Universidade de Tecnologia de Sydney. Originário de Itália, Marco viveu e trabalhou na Austrália durante duas décadas antes de se mudar para Portugal. Entrou para o mundo académico em 2015, depois de uma carreira internacional de mais de 20 anos como consultor de gestão especializado em desenvolvimento organizacional e estratégia. A sua investigação centra-se na complexidade organizacional e na navegação de tensões, e foi publicada em revistas académicas de topo, incluindo Academy of Management Review, Journal of Management Studies, Organization Studies, e é autor de vários livros académicos.
A sua paixão pela investigação dos paradoxos organizacionais deriva das múltiplas identidades que tem de conciliar: Europeu e australiano, profissional e teórico, consultor de empresas e ativista social, professor e cozinheiro.
TALK | ORGANIZATIONAL INTERDEPENDENCE, TO AVOID TOXIC COMPASSION AND FRAGILE RESILIENCE
Empresa e ambiente, liderar e seguir, executar e cuidar: todas estas dualidades necessárias realçam a interdependência de requisitos potencialmente contraditórios no local de trabalho. Um dos desafios mais significativos nas organizações, e nas sociedades contemporâneas é como navegar os paradoxos que derivam desta interdependência.
Nesta talk, Marco Berti irá provocar os participantes a reconhecer alguns dos paradoxos inevitáveis que derivam do desejo louvável de tornar as organizações, e os seus membros, mais compassivos e resilientes.
A compaixão pode gerar opressão e reproduzir o sofrimento. Aumentar a resiliência pode aumentar a fragilidade. Ao mesmo tempo, mostrar a existência de paradoxos não significa que devemos parar de tentar criar organizações mais humanas. Pelo contrário, é um passo necessário para aprendermos a lidar com esta complexidade, aproveitando as contradições para tirar partido do potencial inovador do paradoxo.