Rui Catarino

Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II

Rui Catarino é, actualmente, Presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, que integra desde 2016, e é assistente convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema desde 2008, onde lecciona gestão cultural.

Tem mais de 20 anos de experiência no setor cultural, como gestor, produtor e formador, tendo trabalhado no Novo Grupo de Teatro (produtor executivo), no São Luiz Teatro Municipal (director executivo), no OPART - Organismo de Produção Artística (vogal do conselho de administração), na Fundação de Serralves (assessor da direcção-geral), em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (membro da equipa de direção executiva) e na EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (assessor do conselho de administração). Integrou, como assessor, os gabinetes da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e do Secretário de Estado da Cultura, tendo trabalhado no desenho e implementação de políticas culturais.

Exerce, em representação do TNDM II, a vice-presidência da Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal. Foi mentor na European Theatre Academy da Convenção Teatral Europeia, membro do conselho de gestão do Fundo de Solidariedade com a Cultura, presidente da mesa da assembleia geral da Acesso Cultura, consultor para a formação e desenvolvimento da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, sócio cofundador do Canal 180, e participa regularmente em conferências e ações de formação sobre temas de gestão e políticas culturais.

Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, é licenciado em Economia pelo ISEG, pós-graduado em Gestão Cultural nas Cidades pela INDEG Business School/ISCTE e Fellow Alumn do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center, em Washington D.C., EUA..